ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA REMUNERADA E REFORMADOS DA POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DF

CUIDANDO DO PRESENTE E DO FUTURO

DOS NOSSOS VETERANOS E PENSIONISTAS DESDE 1999

  • Comunicação Social ASSOR

Luto: Capitão Eunack Maciel




É com profunda tristeza que soubemos do falecimento do Cap QOPM Eunack Jorge Mendes Maciel.


Eunack é oriundo do 6º Batalhão de Polícia Militar da Guanabara. Em entrevista à PMDF em 15 de fevereiro de 2021 ele comentou sobre sua chegada na capital:


“Quando chegamos naquele galpão (Forte Apache) sem janela, só tinha porta, improvisamos redes em árvores para nos alojarmos. Dos três ônibus que trouxeram cerca de 80 militares restam 18 dos que vieram do império.” Ressaltou o veterano., que comandou o Regimento Coronel Rabelo, de outubro de 1986 a novembro de 1997.


A Divisão, também conhecida como Corpo de Quadrilheiros, tinha a missão de guardar e vigiar a cidade do Rio de Janeiro. A Policia Militar do Distrito Federal foi transferida do Rio de Janeiro para Brasília, por ocasião da transferência do Governo do Distrito Federal para a nova capital da república.


A finalidade dessa companhia era executar o serviço de trânsito do DF. A Corporação foi instalada em Brasília somente em 1966, com profissionais vindos da polícia do Rio de Janeiro, oficiais do Exército Brasileiro e outros remanejados de instituições de segurança pública, em virtude da reorganização do Distrito Federal no Planalto Central.


Desses eventos surgiu a necessidade de criação de um Brasão que identificasse a Policia Militar do Distrito Federal e essa missão foi sendo confiada pelo CAP ABENANTE DE MELO E SOUZA a dois Policiais Militares: o I TEN HEVER DA SILVA NOGUEIRA e o SD EUNACK JORGE MENDES MACIEL que haviam sido transferidos para Brasília por meio do Decreto-Lei n 4.242, de 17 de julho de 1963, e apresentados na então Prefeitura de Brasília conforme o Decreto-lei n 9, de 25 de junho de 1966. Pelo talento destes policiais foi criada a trade heráldica que simboliza a PMDF.

É com imensa tristeza e pesar que comunicamos essa notícia aos nossos associados.


Nos solidarizamos com os familiares neste momento de luto e dor. Que Deus, nosso Pai, conforte-os.


52 visualizações0 comentário