top of page
logo_assor-aprovada_CORES_APROVADA-02 (3).jpg

Presidente e Vice-Presidente da ASSOR se Reúnem com a Comandante-Geral da PMDF para Discutir Temas Estratégicos para os Associados

Foto do escritor: Fabio André LopesFabio André Lopes

Presidente e Vice-Presidente da ASSOR se Reúnem com a Comandante-Geral da PMDF para Discutir Temas Estratégicos para os Associados


Na tarde de quinta-feira (13), o presidente da Associação dos Oficiais da Reserva (ASSOR), Coronel Wellington Corsino do Nascimento, e o vice-presidente, Coronel Aboud, participaram de uma importante reunião com a Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Coronel Ana Paula Habka. O encontro aconteceu no início da tarde e teve como objetivo principal debater temas relevantes e estratégicos para os associados da ASSOR.


Entre os assuntos discutidos, a saúde, a questão salarial, a manutenção do Fundo Constitucional como ele é hoje, a parte social do sócio e a manutenção das nossas conquistas foram os assuntos que se destacaram na reunião.


SAÚDE E O INTERESSE DO INAS NA PMDF E CBMDF


De acordo com o Coronel Wellington, o envelhecimento natural da tropa e dos associados da ASSOR aumenta significativamente a demanda por serviços de saúde, o que resulta em maiores gastos com tratamentos e medicamentos. Diante desse cenário adverso ele expressou a preocupação sobre o interesse do INAS em se apropriar dos recursos do Fundo Constitucional para cobrir seu déficit da gestão.


Segundo Corsino, desde a época que foi realizada uma consultoria pelo INAS para apontar soluções para a sustentabilidade da sua gestão, essa consultoria apontou como uma das soluções a absorção dos recursos do Fundo Constitucional para manter a sustentabilidade do INAS. Desde então, o GDF vem pressionando a PMDF e o CBMDF para transferirem para o INAS a função de prestar serviços de saúde para nosso o ativo e veterano. O presidente destacou, ainda, a importância do aparelhamento do complexo médico atual da PMDF e CBMDF e a contratação de todo o corpo médico e paramédico necessário para cumprir suas tarefas de prestar a atenção básica de saúde ao nosso pessoal.


SUGESTÕES PARA A QUESTÃO SALARIAL

Sobre a questão salarial o presidente enfatizou que sempre foi adepto do subsidio, mas que no atual momento seria mais prudente e estratégico a PMDF e o CBMDF atualizarem a lei de remuneração para posteriormente fazer uma transposição sem grandes traumas e sem a necessidade de usar um grande volume de recursos.


"Aumentaríamos nosso soldo na mesma proporção que os Policiais Militares dos Ex-territórios e que constam do Anexo–A da nossa lei de vencimentos. Também atualizaríamos as nossas habilitações na mesma proporção que foi atualizada a das forças armadas recentemente. Depois dessas atualizações aí sim estaríamos prontos para fazer a mudança do nosso sistema de remuneração para subsídio sem grandes atropelos e dentro da capacidade orçamentária do GDF", sugeriu Corsino.

APOIO DA ASSOR AOS COMANDANTES DAS CORPORAÇÕES


O presidente enfatizou a necessidade dos comandos e associações caminharem juntos para somar força política. Citou inclusive o exemplo do Cel Azevedo quando o mesmo era o Comandante-Geral da PMDF.


O vice-presidente da ASSOR, Coronel Aboud, destacou a importância de estreitar esses laços entre comandantes das corporações e associações, reafirmando que o objetivo da ASSOR não é atacar, mas sim colaborar com as instituições. E para fortalecer essa aproximação o presidente Wellington compartilhou uma mudança no sistema de representatividade da ASSOR, que passará a promover assembleias para decisões mais democráticas e transparentes e enfatizou que o Cel Aboud será o encarregado das ações políticas da ASSOR.


PREOCUPAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA POLÍTICA PARTIDÁRIA NAS CORPORAÇÕES


Outro ponto discutido foi a necessidade de amenizar a influência política partidária nas corporações. Tanto o presidente quanto o vice-presidente reforçaram o compromisso da ASSOR de manter-se distante de qualquer interferência política na gestão das instituições militares, pois essa função era afeta exclusivamente aos comandantes gerais, seríamos apenas uma força de apoio político para que junto com nossos comandantes atingíssemos nossos objetivos. Então ficou assegurado que a associação irá priorizar o interesse dos associados da nossa associação e ajudar os comandos quando fossemos chamados para a agirmos politicamente na preservação das nossas instituições.


AVALIAÇÃO DA REUNIÃO


O presidente da ASSOR, Coronel Wellington Corsino do Nascimento, avaliou o encontro de forma muito positiva. Ele agradeceu e destacou a receptividade da Coronel Ana Paula Habka em relação aos temas debatidos e ressaltou o apoio dela aos pontos estratégicos da gestão da ASSOR nesse biênio.


"Com esses temas estratégicos debatidos de maneira respeitosa e construtiva, a reunião fortaleceu o diálogo entre a ASSOR e o Comando da PMDF, buscando aperfeiçoarmos nossos caminhos e ações a para consecução das nossas conquistas e em prol do bem-estar da nossa família policial militar e dos bombeiros militares do Distrito Federal." Coronel Wellington Corsino do Nascimento, presidente da ASSOR.

 
 
 

Comments


bottom of page