TCDF autoriza licitação de câmeras corporais e reforça necessidade de preparo institucional da PMDF
- ASSOR
- 26 de jun.
- 2 min de leitura

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) autorizou a continuidade da licitação para a contratação de câmeras corporais (bodycams) destinadas à Polícia Militar do DF. A medida representa um avanço importante para o aprimoramento da atuação policial, promovendo mais transparência, segurança jurídica e proteção tanto para os militares quanto para a sociedade.
O processo de aquisição das câmeras, no entanto, veio acompanhado de um alerta: o TCDF recomendou que a PMDF desenvolva e publique uma política de uso das bodycams antes da implantação efetiva do projeto. O objetivo é garantir que os equipamentos sejam utilizados de forma técnica, padronizada e orientada por critérios legais e operacionais claros.
ASSOR defende tecnologia com respaldo institucional e segurança para os policiais
Para a ASSOR – Associação dos Oficiais da Reserva e Reformados da PMDF e CBMDF – a implementação de tecnologias como as câmeras corporais deve sempre vir acompanhada de normas transparentes, respeito à hierarquia, proteção jurídica ao militar e capacitação adequada.
A ASSOR reforça que o uso das bodycams pode ser uma ferramenta importante para proteger o policial contra falsas acusações, preservar provas e fortalecer a imagem institucional da corporação, desde que seu uso esteja alinhado com os princípios da legalidade e do profissionalismo militar.
Oficiais da ativa e da reserva sabem que a valorização da atuação militar passa pela modernização com responsabilidade. E a ASSOR está atenta para garantir que o avanço tecnológico não comprometa a autoridade, a dignidade e os direitos dos nossos militares.
👉 Associe-se à ASSOR e fortaleça a defesa da estrutura institucional que protege o presente e o futuro dos oficiais da PMDF e CBMDF.
📲 Entre em contato:
📍 Sede: SRTVN Qd. 701, Ed. Brasília Radio Center, Sala 516 – Asa Norte – Brasília/DF
📞 (61) 3326-1519 | 📱 (61) 99643-0637
ASSOR: Valorizando o passado e Defendendo o presente e futuros dos oficiais da PMDF e CBMDF
Comments