ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA REMUNERADA E REFORMADOS DA POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DF

CUIDANDO DO PRESENTE E DO FUTURO

DOS NOSSOS VETERANOS E PENSIONISTAS DESDE 1999

  • Comunicação Social ASSOR

Cel Renato Fernandes de Azevedo, criador da faixa de pedestre: nossa homenagem e eterno obrigado




Na data de hoje, dia 04 de março, o CEL QOPM RENATO FERNANDES DE AZEVEDO estaria comemorando mais um aniversário. Mas em 2012 nosso grande comandante foi convocado para uma missão em outro plano.


Nascido em Porto Alegre, em 4 de março de 1953, iniciou sua carreira no exército, mas tornou- se policial militar em 1977 onde ingressou como aspirante a oficial.


Ele ficou conhecido em todo Brasil pela criação da lei das faixas de pedestres em nossa capital. Mas seu legado é mais amplo, principalmente na dedicação ao Trânsito, à PMDF e ao BPTran.


Enquanto Subcomandante de Policiamento em 95, implantou e passou a comandar o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal, Unidade responsável pela campanha de educação de trânsito que trouxe o orgulho à sociedade brasiliense.


No cargo de Comandante Geral, entre abril de 2004 e maio de 206, sua liderança abriu diálogo com a sociedade e trouxe o aumento da segurança do trânsito e conscientização do respeito as faixas de pedestre no DF.


À frente do cargo, Azevedo também impulsionou a ouvidoria, o policiamento comunitário e deu início a uma nova mentalidade institucional, a do policial cidadão.


No dia 19 de Dezembro de 2014, o Batalhão de Policiamento de Trânsito passou também a ser denominado Batalhão Coronel Azevedo, em homenagem ao seu fundador e que tanto contribuiu para a sociedade da nossa Capital.


Essa não foi a única homenagem que nosso grande irmão de farda recebeu, foram várias. Mas elas ainda são poucas para agradecer o valoroso legado que ele deixou a todos nós.



244 visualizações0 comentário