Coronel Palhares assume o comando-geral da PMDF em momento de transição na corporação
- ASSOR
- há 9 horas
- 2 min de leitura

A Polícia Militar do Distrito Federal inicia um novo ciclo em sua estrutura de liderança. O coronel Rômulo Flávio Mendonça Palhares foi anunciado como novo comandante-geral da PMDF, em substituição à coronel Ana Paula Barros Habka, que deixa o cargo a partir de hoje, 31 de março de 2026, para ingressar na reserva remunerada. O anúncio foi feito pela governadora em exercício, Celina Leão, durante a solenidade de formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP I/2026).
O novo comandante, coronel Palhares, já exercia a função de chefe do Estado-Maior da PMDF e construiu uma carreira com experiências em áreas estratégicas da segurança pública. Entre os cargos ocupados, estão funções ligadas à inteligência, ao policiamento especializado, ao comando operacional e à articulação institucional. Sua formação também reúne cursos em operações especiais, gerenciamento de crises, inteligência, negociação policial, direitos humanos e gestão de riscos.
A transição no comando-geral da PMDF representa mais do que uma alteração administrativa. Trata-se de um momento que reforça a importância da valorização da carreira policial militar, do respeito à história construída pelos oficiais e da preservação do legado institucional deixado por gerações que ajudaram a consolidar a segurança pública no Distrito Federal, inclusive o da coronel Ana Paula Habka, que encerra sua passagem após uma trajetória de 32 anos com marcas importantes em sua gestão.
Para a ASSOR, toda mudança no alto comando de uma corporação como a PMDF deve ser acompanhada com atenção, respeito à trajetória dos que encerram ciclos e reconhecimento à responsabilidade daqueles que assumem novas missões. A experiência acumulada pelos oficiais da ativa, da reserva remunerada e reformados segue sendo um patrimônio valioso para a instituição e para a sociedade.
E o novo comando pode contar com o nosso firme apoio e compromisso na representação, defesa e valorização dos oficiais veteranos da PMDF e do CBMDF, reconhecendo, por meio da nossa atuação, que a história das nossas corporações continuará sendo construída com liderança, dedicação e serviço.
É oficial da reserva remunerada ou reformado da PMDF ou do CBMDF? Associe-se à ASSOR e fortaleça a representatividade de quem já dedicou e continua compromissado com a segurança pública do Distrito Federal.
Contato ASSOR
E-mail: contato@assor.org.br
Telefone: (61) 3244-3873
WhatsApp: (61) 9124-2018
ASSOR: Valorizando o passado e Defendendo o presente e futuro dos oficiais veteranos da PMDF e CBMDF
#ASSOR #PMDF #CBMDF #OficiaisVeteranos #ReservaRemunerada #Reformados #SegurancaPublica #DistritoFederal #OficiaisDaPMDF #OficiaisDoCBMDF #ValorizacaoDosVeteranos #ComandoPMDF #PoliciaMilitarDF
fonte desta matéria:
