top of page
logo_assor-aprovada_CORES_APROVADA-02 (3).jpg

Lula sanciona autorização para nomear 2 mil policiais do DF e reajustar salários

  • Foto do escritor: ASSOR
    ASSOR
  • há 15 horas
  • 1 min de leitura
Lula sanciona autorização para nomear 2 mil policiais do DF e reajustar salários
Foto: Matheus Veloso / Metrópoles

Reprodução na Íntegra da Matéria de Isadora Teixeira / Metrópoles (Aqui)


O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou o projeto de lei que autoriza a nomeação de 700 policiais civis, 1.284 policiais militares e 89 bombeiros do Distrito Federal, além de reajuste salarial de até 28,40%.


O PLN nº 31/2025 foi sancionado e publicado no Diário Oficial da União (DOU), na tarde desta segunda-feira (1º/12).


Dez meses após o GDF enviar ao governo federal o pedido de recomposição das remunerações dos policiais civis, militares e bombeiros do DF, o presidente Lula assinou a autorização.


Como as corporações da capital federal são custeadas pela União, todo reajuste salarial precisa de autorização do GDF, governo federal e Congresso Nacional.


Reajuste salarial


Para policiais e bombeiros militares, o acordo entre governo federal e as categorias prevê reajuste que varia entre 19,60% e 28,40%, considerando o valor final acumulado. A recomposição salarial deve ser paga em duas parcelas.


Já em relação à Polícia Civil do DF (PCDF), o aumento será de até 27,27%. Ao final do pagamento do reajuste, em janeiro de 2026, o salário de delegado e perito de classe especial chegará a R$ 38.872,66.


A PCDF reivindicou paridade salarial com a Polícia Federal. O governo federal negou a solicitação, mas garantiu aumento de até 28,40%.

Comentários


bottom of page