No dia 10 de maio a ASSOR irá se reunir com o novo comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal para discutir as demandas dos veteranos.
De forma pioneira a pauta dessa reunião foi definida através de pesquisa com os associados. A pesquisa ocorreu durante 10 dias seguidos, oportunidade dada para que indicassem os temas mais importantes e prioritários para a discussão com o novo comandante, o Coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos.
"Estamos realizando uma gestão ainda mais participativa e nossas pesquisas têm sido um ótimo instrumento para que a opinião do Associado tenha ainda mais peso no nosso trabalho e direcionamento das ações institucionais". Coronel Wellington Corsino do Nascimento, presidente da ASSOR.
O tema mais indicado pelos sócios (100% das repostas) foi a SAÚDE. Dentro dessa temática os associados apontaram prioridades em relação ao Plano de Saúde, Centro Médico da PMDF, Quantidade de Efetivo Médico e de Profissionais da Saúde, Gestão da Saúde da PMDF e Saúde dos Veteranos.
A pesquisa foi feita on-line e logo abaixo você vai conhecer os temas mais indicados pelos sócios.
PESQUISA ASSOR - PAUTA DA REUNIÃO COM NOVO COMANDANTE-GERAL DA PMDF
Relatório
A pesquisa foi realizada no site da ASSOR durante o período de 10 dias. A participação não era obrigatória, mas os que responderam tiveram que indicar no mínimo 3 temas que estivessem como prioridade na opinião deles.
Os itens a seguir foram listados em ordem de importância segundo as repostas dadas. O item 1 é o mais citado e os próximos estão em ordem decrescente (item 2 a 6).
Alguns itens ou subitens apresentam um parágrafo de análise de sentimento. Este parágrafo foi redigido através da análise técnica do nosso profissional de marketing e comunicação, que se baseou nas respostas subjetivas e em interpretação baseada em técnicas de empatia do conteúdo respondido.
O parágrafo relacionado com o item 7 traz opiniões que não tiveram frequência suficiente para serem indexadas com um item específico.
1. Saúde com excelência de forma continuada (o tema esteve presente em 100% das respostas)
Os associados, seguindo esta temática, apresentaram também sugestões específicas:
1.1. Plano de Saúde e Fundo Saúde (mais de 60%das respostas)
Ter um plano de saúde para os PMs e seus dependentes;
Atenção médico hospitalar, principalmente para os reformados;
Buscar algo semelhante ao IPASGO;
Extensível para todo o efetivo;
Oportunizar convênio com um plano de saúde para os que desejarem, mesmo que necessite de coparticipação, subvencionado pelo fundo de saúde e administrado pela Instituição;
Permitir ao policial militar e seus dependetes a utilização de convênio com a Associacao de Médicos de Hospitais Particulares pata consultas com descontos no preço das mesmas.
Propor um novo fundo de saúde;
Atendimento à saúde em âmbito nacional;
Analisar os Planos : ASSOR,CABE e GDF .Que oferece melhores cobertura.
Facilitar o acesso aos tratamentos de saúde.
Sentimento neste item: Os associados identificaram a falta de atenção e dignidade com respeito a sua saúde e de seus dependentes.
1.2. A Saúde dos Veteranos
A inexistência de atendimento médico-odontológico para os veteranos e familiares residentes fora do DF, a despeito de continuarem com o desconto pleno do FUNDO DE SAÚDE;
Atendimento hospitalar de qualidade aos policiais-militares (inativos e ativos) e seus dependentes;
Atendimento prioritário e especial aos veteranos e familiares na policlinica e conveniados.
Sentimento neste item: Os veteranos se sentem ainda mais abandonados, principalmente depois de terem dedicado suas vidas ao serviço. Exigem mais atenção para sua Saúde, em um momento em que a idade exige mais cuidados contínuos, e querem proporcionar também o cuidado necessário aos seus dependentes;
1.3. Centro Médico da PMDF
Retomar o controle do Centro Médico (que está com o GDF);
Melhorar o aparelhamento co serviço;
Melhorar a funcionalidade do Centro Médico para atender principalmente as demandas da PM;
Criar um atendimento de emergência para diminuir atendimentos desnecessários na rede privada;
Criar um centro de diagnóstico laboratorial e de imagens. Com verba de convênios cria-se tudo, depende de gestão.
Sentimento neste item: Os associados acreditam que o Centro Médico é um local de destaque e que precisa retornar ao controle da PM. O local tem capacidade de atender as demandas da PM caso passe por uma reorganização, seja melhor aparelhado e tenha seus efetivo de profissionais da saúde ampliado.
1.4. Recursos Humanos (mais médicos e profissionais da Saúde esteve presente em 30% das respostas)
Realizar Concurso público para Oficiais de saúde;
Mais médicos disponíveis (inclusive plantão);
Aumentar o efetivo nos quadros de saúde (médico e odontológico) e administrativos dos policiais-militares afim de viabilizar atendimentos de qualidade em todas as cidades do DF;
Ampliar com Oficiais Médicos e Praças de Enfermagem para melhorar os atendimentos e diminuir gastos com atendimento na rede privada;
Permitir uma gestão compartilhada do CMPMDF com nossas Associações para contratação de médicos e fisioterapeutas para consultas com compartilhamento do policial militar.
Sentimento neste item: Está claro para os associados que a questão da quantidade e qualidade de recursos humanos (médicos e profissionais da saúde) deve ser urgentemente solucionada. O baixo efetivo sofre interferências ainda piores pela desânimo e má qualidade técnica no atendimento.
1.5. Gestão da Saúde
Proporcionar que exames sejam feitos no Centro Médico da PM ao invés de serem realizados em redes privadas e particulares para que o recurso fique no CMPMDF e retorne em benefícios para o próprio sistema;
Efetuar gestão mais transparentes nos problemas de saúde ( convênios e outros );
Atendimento telefônico ou eletrônico para marcação de consultas eficiente.
Sentimento neste item: Há um sentimento que a área da saúde da PM pode ser melhor administrada, inclusive pensando estrategicamente para aumentar suas fontes de receita e, assim, beneficiar o sistema como um todo.
2. Veteranos
Estudo da possibilidade de ter um veterano como diretor de veteranos;
Visitas de veteranos às Unidades Escola;
Maior atenção aos veteranos e melhoria nas instalações e principalmente no atendimento (respeito, tratamento e acessibilidade) desses na respectiva Diretoria;
Dificuldade para os veteranos residentes fora do DF buscarem o ressarcimento das despesas médicas;
Ampliar o contato com os veteranos.
Sentimento neste item: Anos de serviço prestados não trazem dignidade e nem proporcionam uma atenção diferenciada. É com este sentimento que os associados observam o relacionamento da corporação com aqueles que se tornaram veteranos. Há também uma crítica em relação a falta de preparo dos ativos, em termos de visão e sensibilidade, para lidar com aqueles que entraram para a reserva e os reformados. Alguns entraves e questões processuais devem ser revistas pensando em proporcionar mais agilidade, facilidade e respeito.
3. Atendimento, Relacionamento e Processos Administrativos ( o recadastramento é um ponto que merece uma atenção prioritária pois esteve presente em 40% das respostas)
Sistema de internet exigem melhorias e manutenção constante. Com isso há dificuldade para proceder em tempo hábil ao recadastramento anual;
Apresentação de documentos recentes para o recadastramento poderia ser substituída pela prova de vida. Uma ideia seria um totem com biometria. Apresentou-se, coloca o dedão, apareceu a foto, pronto. Imprime o protocolo e até o próximo ano;
Desburocratizar o recadastramento dos inativos (fazer tudo pela internet) usando a tecnologia para isso, inclusive na prova de vida;
Revogação do atual sistema de recadastramento e implantação via BRB;
Cancelar a exigência de apresentação de Certidão de casamento para o recadastramento anual.
Sentimento neste item: Os associados identificam o recadastramento como um processo que tem gerado problemas e frustrações. Em parte está a burocratização e o próprio sistema tecnológico que apresenta inconstâncias. Simplificar o Recadastramento, repensando a documentação necessária, e usando tecnologias acessíveis é um caminho que eles apontam para solucionar a questão.
4. Porte de Armas e Munições
Portaria do Comandante Geral deve seguir a legislação do exame a cada 10 anos para os veteranos. Caso ele vá para a inatividade e esteja com o exame dentro do período regulamentar, não serão exigidas outras condições;
Viabilidade na compra de armas e munições aos policiais militares em especial aos reformados e da reserva remunerada;
Espaço destinado aos policiais militares para exercício de tiro, em especial aos reformados e da reserva remunerada;
Atendimento especial para renovação do registro e porte de arma.
Sentimento neste item: Uma portaria atual vai contra a legislação que rege as condições para a renovação do porte. Os associados identificaram que esse é um ponto de reflexão e mudança. Adicionalmente, eles gostariam de usufruirem de benefícios dentro deste segmento, como espaços para a prática e aquisição de armas e munições.
5. Salarial
Reposição salarial;
Transformar sou Fixar o pagamento (a remuneração) em subsídio;
Aumento salarial da PMDF.
6. Crédito e Empréstimos
Empréstimos juros baixos;
Linhas de créditos acessíveis aos policiais militares (ativos e inativos).
7. Outros
Que o comando das corporações mantenha diálogo com as associações e escutem os seus pleitos;
Criar uma secão que preparará o policial para a reforma (voltar à vida civil);
Plano estratégico e sua modelagem;
Implantação do gabinete de análise de risco e conjuntura;
Lista tríplice, elaborada pelo Estado Maior, dos nomes para exercer o cargo de Comandante Geral;
Definir sobre o Fundo Constitucional.
Redução de interstícios para os praças;
Promoção de praças;
Aumento do Efetivo com o Ingresso de novos PM (concurso);
Moradia para os policiais com programa governamental. Ajuda a aproximação com a comunidade e com o local de trabalho;
Assistência Social;
Já avaliaram uma linha no sentindo de criarem um hotel com restaurante e lazer , para atender os associados .Custeados pelos usuários;
Corrigir os erros comportamentais de nossos policiais a fim de iniciar um projeto para melhorar nossa imagem perante a comunidade, governantes e orgãos de comunicação. Melhorar a comunicação com todos os policiais para este compromisso;
Controles mais efetivos sobre a ação de presença nas ruas como a postura, refeição em restaurante (?) ,bares ,etc;
Rever as despesas com aquisição de viaturas (adequação ao serviço e custo/benefício).
Capacitação programática constante para o estudo dos temas policiais e sociais dentre outros;
Conhecimento, acompanhamento e tratamento dos problemas de distúrbios psicológicos, psiquiátricos com profissionais competentes;
Atendimento do COPOM está quem precisa na mão. Liga-se várias vezes para 190 e não há atendimento;
Trazer a cabe de volta se possível.
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