top of page

ASSOCIAÇÃO DOS OFICIAIS DA RESERVA REMUNERADA E REFORMADOS DA POLÍCIA MILITAR E CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO DF

CUIDANDO DO PRESENTE E DO FUTURO

DOS NOSSOS VETERANOS E PENSIONISTAS DESDE 1999

  • Foto do escritorComunicação Social ASSOR

Senador Izalci Lucas promove Sessão Especial pelos 212 anos da PMDF



O Senado Federal promove uma sessão especial nesta sexta-feira (21), para homenagear o aniversário de 212 anos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A corporação foi criada em 13 de maio de 1809 com a vinda do príncipe regente, Dom João VI, para o Brasil. O evento foi solicitado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e terá início às 14h30.  


Assista on-line na tale abaixo:





A história da PMDF começou com a vinda da corte portuguesa para a então capital brasileira, Rio de Janeiro, após Napoleão Bonaparte invadir e determinar o bloqueio continental de Portugal, que desobedeceu a proibição imposta. Inicialmente, foi nomeada Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro e tinha como missão guardar e proteger a família real e a capital.  


A corporação foi transferida para Brasília em 1966, seis anos após a fundação da nova capital federal. Quando foi instalada, vieram profissionais da PM do Rio de Janeiro, oficiais do Exército Brasileiro e remanejados de outras instituições de segurança pública. 


Na justificação do requerimento da sessão, o senador Izalci Lucas destaca que “nesses anos todos de existência, a Polícia Militar do Distrito Federal dedica-se à segurança pública da capital federal, atuando em todas as regiões do DF e trabalhando dia e noite para o seu bem-estar".  


Hoje, a PMDF conta com mais de 100 mil servidores, entre efetivos e comissionados.  


Convidados 


Foram convidados para a sessão especial Márcio Cavalcante de Vasconcelos, comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, ; Jorge Eduardo Naime Barrete, chefe do Departamento de Operações da Polícia Militar do Distrito Federal; Luis Marcelo Silva de Almeida, comandante do Comando de Policiamento de Trânsito da PMDF; Darlam Kely Rodrigues Jacintho, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar; Márcio Júlio da Silva Mattos, subchefe da Seção de Operações do Estado-Maior; Michello Bueno Gonçalves Oliveira, chefe da Seção de Assessoria à Imprensa do Centro de Comunicação Social da PMDF; Rafael Jason de Souza da Silva, subchefe da Seção de Legislação do Estado-Maior; Tainá Medeiros Bucar, ajudante de ordens do chefe do Estado-Maior; Maicol Coelho Lourenço, subchefe do Centro de Treinamento e Especialização da PMDF; e Adriano Rosa Eduardo, assessor técnico do Núcleo de Controle de Atividades Especiais, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. 


Matéria de: Yolanda Pires com supervisão de Patrícia Oliveira


Fonte: Agência Senado

9 visualizações0 comentário
bottom of page